Vias urinárias e genitais

MICROCIRURGIA
Microcirurgia é um procedimento em que o cirurgião utiliza o microscópio cirúrgico, que aumenta a sua visão até 40 vezes, além de instrumentos especiais e delicados. A microcirurgia, ideal para operar pequenas estruturas delicadas, é uma habilidade adquirida pelo cirurgião após treinamento específico.

Três fatores fundamentais:
1) Profissional especializado e altamente treinado;
2) Instrumentos microcirúrgicos especiais;
3) Microscópio cirúrgico, para aumentar a visão (os microscópios cirúrgicos possuem lentes potentes capazes de aumentar o tamanho de um objeto em até 40 vezes, sem distorcê-lo).

Aplicações da microcirurgia na área urológica, mais especificamente no campo da infertilidade masculina:
– Correção Microcirúrgica de Varicocele
– Reversão Microcirúrgica de Vasectomia

O USO DO “GREEN LIGHT” LASER NA UROLOGIA
Nos dias atuais, o uso do “Green light” laser na urologia já é considerado um procedimento de rotina, sendo utilizado no tratamento da hiperplasia prostática benigna ( obstrução da próstata).

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA (HPB)
A hiperplasia benigna da próstata é um aumento não canceroso do órgão que comprime a uretra, obstruindo o fluxo de urina podendo causar lesões renais .
A causa do problema não é totalmente conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada às alterações hormonais que ocorrem com a idade. Ocorre principalmente em homens com mais de 50 anos. Os principais sintomas são : aumento da freqüência urinaria durante o dia e a noite, esvaziamento incompleto da bexiga e jatos urinários mais fracos do que o normal. Não tratar a doença pode prejudicar e causar infecções e doenças nos rins. Cerca de 80% dos homens com mais de 50 anos apresentam algum sintoma da doença.
O “Green light” laser, ou simplesmente laser verde, trata-se da mais nova descoberta da medicina para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Tal laser se caracteriza pela emissão de um raio que é capaz de vaporizar o tecido sem causar sangramentos. Além disso, a profundidade de penetração do laser no tecido prostático é baixa (2mm), diminuindo assim a ocorrência de sintomas urinários irritativos no período pós-operatório.
A grande vantagem é de que os vários pacientes que previamente não tinham condições de serem operados por via aberta; laparoscópica ou mesmo por Ressecção Transuretral da Próstata (RTU) , agora podem ser operados com o laser verde e se livram dos sintomas urinários irritativos e obstrutivos. Dentre estes, as principais indicações do uso do laser são para os pacientes que estão em uso de anticoagulantes , nos portadores de marcapasso cardíacos ou qualquer patologia que necessite de tempo cirúrgico curto e baixo tempo de recuperação.
O tempo de internação com esta técnica é muito baixo (1 dia), da mesma forma que o tempo de uso de sonda vesical (0-1 dias). Geralmente a perda sanguínea pós-operatória é mínima, não necessitando de irrigação vesical contínua na maioria dos casos. Tornando o retorno do paciente às suas atividades habituais mais rápida e segura.